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Um Brasil brasileiro: música, política e brasilidade, 1930-1945.

Tipo de documento:
Tese de Doutorado

Autor:
João Ernani Furtado Filho

Orientador:
Elias Thomé Saliba

Local:
USP - FFLCH

Data:
2004

Publicação - Livros / Artigos

Assunto:
Estudo sobre a produção da música popular no Brasil moderno dos anos 1930 e 1940, revelando os imaginários da brasilidade que eram expostos pela radiodifusão, o meio fonográfico, o samba e a música censurada pelo Estado da época de Vargas.

Palavras-chave:
1930-1945; Música Popular; Identidade Nacional; Era Vargas; Brasil

Resumo:
A música popular é uma das imagens mais representativas e reconhecidas do Brasil. Esta pesquisa analisa como as músicas e canções projetaram uma imagem plausível dos imaginários da brasilidade: que aqui seria a terra de Deus, um país gigante pela própria natureza, de uma gente pacífica e festiva. Neste trabalho, a música popular não é pensada apenas como documentação historiográfica, mas como objeto do estudo em si. Nos anos 1930 e 1940 a propaganda política estimulou a aproximação entre governantes e músicos populares, mas foi justamente a este período que posteriormente se cunhou a expressão época de ouro.

Fontes:
Fontes fonográficas
• Mais de 260 músicas, canções utilizadas. Sambas, marchas, valsas, canção tango, fox trot... de 1930-45.

Fontes hemerográficas
• Revista Cultura política, revista mensal de estudos brasileiros (1941-45)
• Revista Ciência política. Órgão do Instituto Nacional de Ciência Política (1941)
• Revista Vamos Lêr! (1939-43)
• Revista Fon-fon (1930-45)
• Revista Pranove (1938-40)
• Apelo ao Chefe do Governo Provisório da República Brasileira Memorial, dirigido por H. Villa-Lobos ao Chefe do Governo Provisório: Getúlio Vargas. Coletado no Arquivo Multimeios do Centro Cultural São Paulo (IDART/CCSP)
• Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). A música nacionalista no Governo Getúlio Vargas. RJ, s/d
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Fontes bibliográficas
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