> Banco de Dados - História e música na universidade

Caixa preta: samba e identidade nacional na era Vargas – impacto do samba na formação da identidade na sociedade industrial, 1916-1945.

Tipo de documento:
Tese de Doutorado

Autor:
Magno Bissoli Siqueira

Orientador:
Wilson do Nascimento Barbosa

Local:
USP - FFLCH

Data:
2004

Publicação - Livros / Artigos

Assunto:
Estudo sobre as relações entre o samba e a construção de uma identidade nacional, almejada pelo Estado varguista das primeiras décadas do século XX.

Palavras-chave:
1916-1945; Música Popular; Samba; Rádio; Brasil

Resumo:
O presente trabalho estuda as relações entre o samba e a construção de uma identidade nacional, idealizada sob o paradigma da sociedade industrial e da cultura de massas. O cerne da pesquisa consiste no impacto da urbanização e da reforma do Estado sobre o avanço da radiodifusão, da indústria fonográfica e dos espetáculos. Neste contexto, o papel de representação da identidade nacional através do samba foi intentado pelo Estado varguista. Desde um modelo inicial, o samba fatia-se em derivações que lhe permitirão, ao mesmo tempo, suprir a demanda de um novo mercado, e servir como representante de um Estado que se quer nacional. O samba é analisado como catalisador dos novos mitos em formação, percebido e projetado na consciência coletiva pelo poder do Estado. A partir desta hipótese intenta-se reconstituir o fato histórico de uma brasilidade. A ela quis-se projetar, tanto para o ideário interno quanto externamente, no quando da política de “boa vizinhança”.

Fontes:
•Pelo telefone, por Donga, RJ, registrada na Biblioteca Nacional n 3295, 16/12/1916
•A malandragem, Bide e Francisco Alves, RJ, transcrições das músicas da fita- cassete Candomblé Ache Ilê Oba, Caritas, SP, n 422.502.

Bibliografia específica:
ALENCAR, Edigar de. O carvanal carioca através da música. Vol. I e II. 4a. ed. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1985.
ALMEIDA, Renato.História da música brasileira. 2a ed. Rio de Janeiro, F. Briguiet, 1942.
ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a música brasileira. 3a ed. São Paulo, Martins, 1972.
BAKTHIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento. São Paulo, Hucitec/UnB, 1993.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaio sobre literatura e história da cultura. São Paulo, Brasiliense, 1985.
BURKE, Peter. A cultura popular na idade moderna: Europa, 1500-1800. São Paulo, Cia. das Letras, 1989.
CHAUÍ, Marilena. Conformismo e resistência – aspectos da cultura popular no Brasil. São Paulo, Brasiliense, 1986.
CHAUÍ, Marilena. Cultura e democracia. São Paulo, Moderna, 1982.
CONTIER, Arnaldo Daraya. Brasil Novo: música, nação e modernidade. São Paulo, FFLCH/USP, 1988. Tese de Livre-Docência.
EFEGÊ, Jota. Maxixe, a dança excomungada. Rio de Janeiro, Conquista, 1974.
FERNANDES, Florestan. O folclore em questão. São Paulo, Brasiliense, 1978.
FREYRE, Gilberto. Casa-Grande e Senzala. RJ, Record, 1994 (1933).
HOBSBAWM, Eric e RANGER, Terence. A invenção das tradições. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1984.
HOBSBAWM, Eric. A história social do jazz. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1990.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 25a ed. Rio de janeiro, José Olympio, 1993.
MOTA, Carlos Guilherme. A ideologia da cultura brasileira (1933-1974). São Paulo, Ática, 1978.
ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo, Brasiliense, 1994.
ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira. São Paulo, Brasiliense, 1994.
PRADO JR., Caio. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo, Brasiliense, 2000.
PRADO JR., Caio. História econômica do Brasil. 42a ed. São Paulo, Brasiliense, 1994.
SQUEFF, E. e WISNIK, José M. O nacional e o popular na cultura brasileira – música. São Paulo, Brasiliense, 1982.
TATIT, Luís. O cancionista. Composição de canções no Brasil. São Paulo, Edusp, 1996.
TINHORÃO, José Ramos. História social da música popular brasileira. Lisboa, Caminho, 1990.
TINHORÃO, José Ramos. Música popular: do gramofone ao rádio e TV. São Paulo, Ática, 1981.
TINHORÃO, José Ramos. Pequena história da música popular. Petrópolis, Vozes, 1978.
WISNIK, José Miguel. O coro dos contrários: a música em torno da semana de 22. São Paulo, Duas Cidades, 1977.

apoios

2014 © Entre a Memória e a História da Música.