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Bossa Nova é sal, é sol, é sul: música e experiências urbanas (Rio de Janeiro, 1954-1964).

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
Simone Luci Pereira

Orientador:
Maria Izilda Santos de Matos

Local:
PUC-SP

Data:
1998

Publicação - Livros / Artigos

Assunto:
Estudo sobre a Bossa Nova, nos anos 1954-1964, buscando-se as relações e influências deste novo estilo musical com as transformações radicais que ocorreram no Rio de Janeiro na mesma época.

Palavras-chave:
Décadas de 1950 e 1960; Música Popular; Bossa Nova; Cotidiano; Rio de Janeiro

Resumo:
Analisa a Bossa Nova centrando-se na questão do urbano, da percepção, pelas músicas, da dinâmica de um Rio de Janeiro em transformação – tanto nas maneiras de se ver a cidade, o que expressava novas formas de se ver o mundo, novas formas de ser, de agir e de se sentir (e até de se morar), como também na ocupação sistemática de novos espaços urbanos, como a praia, Copacabana e Ipanema, enfim, em novas formas de relação tanto no âmbito público como no privado. Analisa-se os projetos, símbolos e modelos comportamentais da Bossa Nova, no que eles dizem respeito à cidade na sua dinâmica histórica, em suas mudanças nas relações entre novo e arcaico, público e privado, feminino e masculino, bem como no que dizem respeito à Bossa Nova como um novo estilo de vida, para além de um novo estilo musical. Uma tentativa de rastrear a experiência urbana dos sujeitos da Bossa Nova no seu meio urbano: o Rio de Janeiro.

Fontes:
Não especificadas.

Bibliografia específica:
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