> Banco de Dados - História e música na universidade

Ernesto Nazareth, rei do tango brasileiro: a transformação estética musical na cidade do Rio de Janeiro (1880-1934).

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
Henri de Carvalho

Orientador:
Antonio Rago Filho

Local:
PUC-SP

Publicação - Livros / Artigos

Assunto:
Estudo sobre a música de Ernesto Nazareth e de como esta música reflete o momento de modernização do Rio de Janeiro da virada do século XIX para o século XX.

Palavras-chave:
Séculos XIX (fim) – XX (início); Modernização do Rio de Janeiro; Tango; Ernesto Nazareth; Rio de Janeiro

Resumo:
O objetivo deste trabalho é inserir a música de Ernesto Nazareth num contexto histórico do Brasil, de intrigante transformação social, política e cultural no Rio de Janeiro nos finais do século XIX e início do XX. Pode-se admitir que Ernesto Nazareth é um homem que passa por experiências relacionadas com a modernidade. Logo, para a compreensão de sua obra haverá a necessidade de estabelecer relações entre modernidade, experiência histórica e modernismo. Tendo como referência a própria música por ele composta, algo que parece ser o melhor caminho, tendo aí como critério de estudo a leitura imanente dos elementos contidos em sua obra, e que evidenciam suas principais influências e intenções, justificáveis historicamente num país que tem seu desenvolvimento econômico e social com características próprias da via colonial. A dualidade de sentimentos que a experiência na modernidade proporciona, está entre o limiar do viver uma era revolucionária e de progressos materiais, estando ao mesmo tempo presentes em um mundo que material e espiritualmente não chega a ser moderno por inteiro, exatamente por atender às necessidades e manutenção dos exclusivos interesses do capital, e não de resolver problemas humanos e portanto sociais historicamente construídos até então. Nesse sentido, Nazareth apresenta através da subjetividade e objetividade em sua arte tanto a expectativa do novo como o óbvio do tradicional, vivendo e produzindo sua música diante das possibilidades concretas da vida cotidiana que os universos do popular e do erudito lhe conferem, interferindo diretamente em sua criação, e sendo passivos das atitudes que Nazareth enquanto indivíduo e ser criador realiza no seu fazer histórico. Servindo portanto de referência para a composição musical das gerações futuras em particular aos nacionalistas no Brasil.

Fontes:
Periódicos:
• ANDRADE, M. de. “Ernesto Nazareth”. In: Ilustração brasileira, Junho de 1928. Acervo da FBN – RJ, Clipping, p.248.
• ANDRADE, M. de. “Ernesto Nazareth”. In: Música e jornalismo. Diário de São Paulo. SP, Edusp/Hucitec, 1993.
• ANDRADE, M. de. “Ernesto Nazareth”. In: O Estado de São Paulo. SP, 7/1/1940, Clipping, p.249.
• LIRA, Mariza. Ernesto Nazareth: o rei do tango brasileiro. Série Galeria Sonora. RJ, Pranóve, Dezembro de 1938.
• LIRA, Mariza. Música popular brasileira. In: Revista do Conservatório Brasileiro de Música, 1956, n 2, p. 44.
• LIRA, Mariza. Música popular brasileira: o fado. In: Revista do Conservatório Brasileiro de Música, 1956, n 3, pp. 63-65.
• LIRA, Mariza. A evolução da música do povo brasileiro. In: Revista do Conservatório Brasileiro de Música, 1960, n 4, pp.215-217.

Bibliografia específica:
ADORNO, Theodor W. A indústria cultural. In: Gabriel Cohn (org.). Theodor W. Adorno: Sociologia. São Paulo, Ática, 1986. p. 92-99.
ADORNO, Theodor. O fetichismo na música e a regressão da audição. In: Benjamin, Adorno, Horkheimer, Habermas. Col. Os pensadores, São Paulo, Abril Cultural, 1980.
ADORNO, Theodor W. Sobre música popular. In: Gabriel Cohn (org.). Theodor W. Adorno: Sociologia. São Paulo, Ática, 1986. p. 115-146.
ANDRADE, Mário de. Aspectos da música brasileira. São Paulo, Martins Fontes, 1974.
ANDRADE, Mário de. Música doce música. 2a. ed., São Paulo, Martins, 1976.
ANDRADE, Mário de. Modinhas imperiais. Prefácio. São Paulo, Casa Chiarato, L. G. editora, 1930.
ANDRADE, Mário de. Pequena história da música. 9a ed. São Paulo, Martins, 1980.
CERNICCHIARO, Vincenzo. Storia della musica nel Brasile dai tempi coloniali sino ai nostri giorni – 1549-1925. Milano, Fratelli Riccioni, 1926.
GRAMSCI, Antonio. Literatura e vida nacional. SP, Civilização Brasileira, 1978.
HOBSBAWM, Eric. História social do Jazz, 2a ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1990.
HOBSBAWM, Eric. Nações e nacionalismo desde 1780: programa, mito e realidade. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1990.
MARIZ, Vasco. História da música no Brasil. 2a ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1983.
MARX, Karl. A ideologia alemã. 10 ed. SP, Hucitec, 1996.
SEVCENKO, Nicolau. A capital irradiante: técnica, ritos e ritmos do Rio. In: História da vida privada no Brasil: da belle époque à era do rádio. São Paulo, Cia. das Letras, 1999.
SEVCENKO, Nicolau. A revolta da vacina – mentes insanas em corpos rebeldes. SP, Scipione, 1993.
SQUEFF, E. e WISNIK, José M. O nacional e o popular na cultura brasileira – música. São Paulo, Brasiliense, 1982.
TINHORÃO, José Ramos. Música popular: um tema em debate. Rio de Janeiro, JCM Editores, s.d.
TINHORÃO, José Ramos. História social da música popular brasileira. Lisboa, Caminho, 1990.
WISNIK, José M. O coro dos contrários: a música em torno da Semana de 22. 2a ed. São Paulo, Duas Cidades, 1983.

apoios

2014 © Entre a Memória e a História da Música.