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Um maestro no gabinete: música e política no tempo de Villa-Lobos.

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
Analia Chernavsky

Orientador:
Maria Clementina Pereira da Cunha

Local:
UNICAMP -IFCH

Data:
2003

Publicação - Livros / Artigos

Assunto:
Estudos sobre Heitor Villa-Lobos e sua produção musical junto ao governo da Era Vargas (1930-1945), analisando os planos de uma educação nacional cívico-artística a partir de princípios do nacionalismo musical.

Palavras-chave:
Décadas de 1930 e de 1940; Música Erudita; Biografia; Villa-Lobos ; Brasil

Resumo:
Dissertação em formato digital:
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000298909

Revisando a memória de um dos mitos mais importantes da história da música brasileira - Heitor Villa-Lobos - este texto recupera a sua trajetória como funcionário público (1932-1947) a serviço de um plano de educação cívicoartística baseado em princípios derivados de uma vertente do nacionalismo musical filiada ao movimento modernista. Embora pautadas sobre uma consicente identificação ideológica, as relações estabelecidas entre artista e Estado durante os quinze anos que marcaram o governo Vargas, apresentaram alguns momentos de tensão, que exprimiam descompassos ou algumas pequenas divergências, sempre sanadas com presteza.

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