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Samba e Mercado de Bens Culturais (Rio de Janeiro, 1910 – 1940).

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
Gustavo Gomes Lopes

Orientador:
Marcelo Badaró Mattos

Local:
UFF

Data:
2001

Publicação - Livros / Artigos

Assunto:
Estudo sobre a questão mercadológica do samba produzido no Rio de Janeiro, durante as décadas de 1910 a 1940.

Palavras-chave:
Décadas de 1930, 1940 e 1950;Música Popular; Samba; Autoria; Rio de Janeiro

Resumo:
O objetivo deste trabalho é analisar algumas recomposições do sentido social experimentado por práticas referidas ao samba, entre as décadas de 1910 e 1940, na cidade do Rio de Janeiro. A partir da individualização da autoria das obras musicais populares através do registro autoral e da incrementação da capacidade de reprodutividade técnica, são analisadas algumas articulações entre um objeto cultural relacionado a manifestações da cultura popular urbana, o mercado de bens culturais populares, especialmente, a indústria fonográfica e as empresas radiofônicas. A abordagem proposta enfatiza aspectos mercadológicos do samba, a constituição de definições legais acerca de direitos autorais musicais e o surgimento de associações de arrecadação de direitos autorais pertinentes à execução musical.

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