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A produção musical evangélica no Brasil

Tipo de documento:
Tese de Doutorado

Autor:
Érica de Campos Visentini da Luz

Orientador:
Ana Maria de Almeida Camargo

Local:
USP - FFLCH

Data:
2008

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Século XX; Música Evangélica; Produção Musical; LP`s; Igreja Evangélica

Resumo:
Texto em formato digital: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-04062008-152940/

O objetivo da presente tese é oferecer um levantamento documental acerca da produção musical evangélica no Brasil. Em termos teológicos e institucionais, o protestantismo procurou evidenciar mais os elementos que uniam as diferentes denominações do que os que as diferenciavam, e essa característica transparece na produção musical, uma vez que há livre trânsito de cantores e compositores entre igrejas e empresas do ramo e o repertório musical é basicamente um só, oriundo da tradição norte-americana da chamada era missionária, ocorrida em meados do século XIX e uma posterior produção nacional, mantendo os mesmos padrões musicais e literários. Considerando os anos de 1930 a 1990, época anterior à produção e distribuição digital da música, em que predominavam os LPs, os famosos bolachões, a pesquisa foi realizada em gravadoras e rádios das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro através de um mapeamento exaustivo de todo material disponível. Foi criado um banco de dados no Access - Microsoft, onde foram cadastrados 965 álbuns, 9370 canções e 6269 artistas, além de várias outras informações. Foi gerado um relatório que procurou contemplar a maior quantidade possível de dados, porém, para efetivo conhecimento do trabalho, recomenda-se a consulta direta ao banco de dados, disponível em CD-rom.

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