> Banco de Dados - História e música na universidade

Ópera e representação histórica na obra de Carlos Gomes.

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
Denise Scandarolli Inacio

Orientador:
Edgar Salvadori De Decca

Local:
UNICAMP -IFCH

Data:
2008

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Século XIX; Música Erudita; Carlos Gomes; Nacionalismo; Imprensa do Rio de Janeiro

Resumo:
Texto em formato digital: http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000428999

Resumo: Dentre os grandes nomes da arte brasileira, mais precisamente da música, se encontra o de Antônio Carlos Gomes. Suas composições, cujo estilo operístico é o mais consagrado, e sua trajetória como artista foram apontados em vários discursos de diferentes épocas como exemplo de êxito da arte brasileira e, em alguns deles, utilizado como representação do “nacional” ou exaltação do mesmo. Essa visão da existência de uma postura ideológica “nacionalista”, sem uma definição clara do que significa o termo, permeia a análise de suas obras até os dias atuais. Mas, em meio aos vários discursos sobre o compositor, esta dissertação busca compreender qual foi o discurso estruturado por seus conterrâneos no decorrer de seu percurso profissional, enfocando a relação entre seu trabalho e a crítica musical, além da construção de sua própria imagem como compositor, ou seja, uma releitura da trajetória do compositor a partir dos textos críticos publicados nos jornais da Corte brasileira (Rio de Janeiro) e das correspondências deixadas pelo artista.

apoios

2014 © Entre a Memória e a História da Música.