Memória da Música

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Música do norte: intelectuais, artistas populares, tradição e modernidade na forma da “MPB” no Pará (Anos 1960 e 1970).

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
Tony Leão da Costa

Orientador:
Edilza Joana Fontes

Local:
UFPA

Data:
2008

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Década de 1960 e 1970; MPB; Carimbó; Regionalismo; Pará.

Resumo:
Texto em formato digital:
http://www3.ufpa.br/pphist/images/dissertacoes/2008/2008_tony_leao.pdf

A presente dissertação trata da atuação de intelectuais (poetas, jornalistas, militantes, estudantes, folclorista, antropólogos) e artistas populares na formação da “MPB”, Música Popular Brasileira, no Pará. Entre meados da década de 1960 e 1970, setores intelectualizados da classe média paraense iniciaram uma grande mobilização no sentido de atualizarem a música popular produzida em Belém aos debates políticos e estéticos que a MPB realizava no restante do país. Festivais foram realizados, grupos de poesia e música surgiram, atuações políticas se misturavam com posturas boemias e grande atividade artística. A nova intelectualidade buscava ao mesmo tempo fazer uma música moderna, mas pautada em elementos da cultura popular paraense ou amazônica. Em meio a novos artistas advindos destes setores da sociedade uma revisão da memória da música popular se fazia e antigos nomes eram incorporados a uma tradição. Concomitante a isso, o carimbó, que até então estava restrito as cidades e comunidades interioranas, surge em Belém como uma explosão musical e torna-se música consumida pelas rádios, TVs e indústrias de disco. A urbanização desse gênero do folclore regional leva a um amplo debate sobre autenticidade, mercado e indústria cultural da região amazônica e do Pará em particular. Neste processo, artistas de extratos populares entram em cena dando sua contribuição à música popular do Norte. O amplo debate nos jornais sobre o carimbó (sua autenticidade ou sua degeneração frente ao mercado) se soma as atuações da jovem intelectualidade. Neste complexo contexto de múltiplas atuações surge uma MPB de feições regionais.

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