Memória da Música

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Ponteio na cidade: música caipira e identidade social.

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
Nelson Martins Sanches Júnior

Orientador:
Benedito Miguel Ângelo Perrini Gil

Local:
UNESP - Assis

Data:
1997

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Segunda metade do Século XX; Música caipira; Migração; Indústria Cultural; Grande São Paulo

Resumo:
Esta pesquisa enfoca a música caipira presente na Grande São Paulo a partir dos anos 60, e mostra o papel que exerceu no processo de readaptação dos contingentes de migrantes oriundos do próprio Estado de São Paulo como também de Minas Gerais, Mato-Grosso, Goiás e Paraná. Este processo de reordenação simbólica dos valores caipiras transformou sensivelmente a música caipira, principalmente a partir do momento em que esta se associou à indústria cultural, quando então seu enfoque passou a se preocupar com novas temáticas como o saudosismo e o anti-urbanismo. Também gerou instituições como a Casa do Violeiro do Brasil - reduto da cultura caipira na metrópole. Estes elementos forneceram ao migrante uma ponte imprescindível entre o velho e o novo sertão, representados respectivamente pela antiga realidade do campo (caipira-roceira) e os novos valores exigidos pela difícil vida urbana.

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