Memória da Música

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Fazer-se compositor: Camargo Guarnieri (1923-1945)

Tipo de documento:
Tese de Doutorado

Autor:
André de Castro Egg

Orientador:
Marcos Francisco Napolitano de Eugênio

Local:
USP - FFLCH

Data:
2010

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Século XX (primeira metade); Camargo ; Música Instrumental; Modernismo; Trajetória

Resumo:
Este trabalho é um estudo a partir da correspondência de Camargo Guarnieri, das partituras de sua Obra de difusão interdita e de outras obras compostas entre 1928 e 1945. Nas cartas trocadas e nas partituras estão a relação com os professores de composição e os intelectuais e críticos com os quais o compositor trabalhou em colaboração no processo de fazer-se compositor sinfônico. Lamberto Baldi, Mário de Andrade, Curt Lange, Luiz Heitor, Charles Koechlin, Charles Seeger, Carleton Sprague Smith, Aaron Copland foram os interlocutores privilegiados desse processo no qual Guarnieri lutou para superar as limitações do meio musical brasileiro. Estabelecendo relação entre as obras e as demandas e comentários suscitados por elas, considerou-se que a composição da Sinfonia n° 1 entre 1942-44 e sua estréia em 1945 foi a culminância desse processo em que se construiu um compositor como reflexo e símbolo de seu meio musical, no âmbito das relações do modernismo, do Estado varguista, do americanismo musical, e da política de boa vizinhança e dos interesses do mercado de música sinfônica nos Estados Unidos.

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-03032011-163716/publico/2010_AndreAcastroEgg.pdf

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