> Banco de Dados - História e música na universidade

Trilha sonora. Topografia semiótica paulistana das canções independentes nas décadas de 70 e 80.

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
Fátima Amaral Dias de Oliveira

Orientador:
Alcir Lenharo

Local:
UNICAMP -IFCH

Data:
1990

Publicação - Livros / Artigos

Assunto:
Estudo que trata a história das percepções em um ambiente urbano, a cidade de São Paulo dos anos 1970 e 1980, utilizando-se a música como meio de se captar estas percepções.

Palavras-chave:
Décadas de 1970 e 1980; Música Urbana; Canções; Cotidiano Urbano; São Paulo.

Resumo:
A dissertação trata das percepções do cotidiano na cidade de São Paulo através de uma aproximação musical, pois a música parece ser a forma de expressão cultural mais fértil no Brasil. Ao fazer uma história das percepções, lidando com música, forçosamente é preciso pensa-la como forma de expressão que não faz parte apenas do código racional, domínio do significante. As músicas são ressonâncias de sensações – vibrações, ruídos, cores, luminosidades, que não passam necessariamente pelo código da palavra.

Fontes:
Discografia – quase 40 discos utilizados, de artistas como:
• Barnabé, Arrigo
• Bosco, João
• Costa, Gal
• Elomar
• Espíndola, Tetê
• Jesus, Clementina de
• Rumo, Grupo
• Veloso, Caetano
• Itamar, Assumpção
• Nascimento, Milton
• Paschoal, Hermeto

Filme:
• Cidade Oculta. Direção de Chico Botelho, montagem de Danilo Tadeu e fotografia de José R. Eliezer

Entrevistas:
• Arrigo Barnabé 1986, 1987 e 1988
• Luis Gê 1987
• Luis Tatit 1988
• Maurício dos Mulheres Negras 1987
• Tetê Espíndola 1988

Jornais (Datas não epsecificadas):
• Folha de São Paulo
• O Estado de São Paulo
• O Globo
• Última Hora

Bibliografia específica:
ANDRADE, Mário de. Pequena história da música. 9a ed. São Paulo, Martins, 1980.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaio sobre literatura e história da cultura. São Paulo, Brasiliense, 1985.
DECCA, Edgar de. 1930. O silêncio dos vencidos. SP, Brasiliense, 1984.
ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo, Perspectiva, 1970.
SOUZA, Laura de Mello e. O diabo e a Terra de Santa Cruz: feitiçaria e religiosidade popular no Brasil Colonial. São Paulo, Cia. das Letras, 1986.
SQUEFF, E. e WISNIK, José M. O nacional e o popular na cultura brasileira – música. São Paulo, Brasiliense, 1982.
TATIT, Luís. A canção: eficácia e encanto. 2a ed. São Paulo, Atual, 1987.
TINHORÃO, José Ramos. Pequena história da música popular. São Paulo, Círculo do Livro, s.d.
VEYNE, Paul. Como se escreve a História. Lisboa, Edições 70, s.d.
WISNIK, José M. O coro dos contrários: a música em torno da Semana de 22. 2a ed. São Paulo, Duas Cidades, 1983.
WISNIK, José M. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo, Cia. das Letras/Círculo do Livro, 1989.

apoios

2014 © Entre a Memória e a História da Música.