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Os tangos brasileiros - Rio de Janeiro: 1870/1920.

Tipo de documento:
Tese de Doutorado

Autor:
Paulo Roberto Peloso Augusto

Orientador:
Arnaldo Daraya Contier

Local:
USP - FFLCH

Data:
1996

Publicação - Livros / Artigos

Descritivo:
Publicado como Artigo. Ver ficha específica.

Assunto:
Combinação do maxixe com o tango pelo músico popular, buscando a aceitação daquele gênero musical pela elite do Rio de Janeiro nos finais do século XIX.

Palavras-chave:
1870-1920; Belle Époque; Tango brasileiro; Maxixe; Rio de Janeiro.

Resumo:
Investiga a simbiose maxixe e tango brasileiro como uma estratégia em que o músico popular poderia veicular a dança popular de maior impacto, o maxixe - ao mesmo tempo taxado pela elite como dança excomungada - com um rótulo de garantida aceitabilidade: o tango. Traça o perfil das marcas ideológicas que dominaram a cidade do Rio de Janeiro na virada do século e estabelece uma discussão dos gêneros musicais populares através da análise musical e das partituras. Constata a grande variedade de possibilidades formais para o tango. Acrescenta a possibilidade de combinação com outros gêneros, a influência da (e na) música erudita e sobretudo o papel de disfarce para o maxixe, burlando a ordem dominante estabelecida. Estuda a memória sonora que chegou até os dias atuais e investiga o músico popular em suas motivações, falas, atuações e contradições.

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