> Banco de Dados - História e música na universidade

Dimensões da vida urbana sob o olhar de Chico Buarque

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
Miriam Porto Noronha

Orientador:
Yara Maria Aun Khoury

Local:
PUC-SP

Data:
1994

Publicação - Livros / Artigos

Assunto:
Estudo sobre a obra musical de Chico Buarque e como esta obra critica e coloca em sentimentos as experiências sociais dos anos 1960, 1970 e 1980.

Palavras-chave:
1960-1980; Música popular; Cotidiano Urbano; Chico Buarque; Brasil.

Resumo:
Partindo do pressuposto que o compositor tira da realidade sua própria arte e, inevitavelmente, sua própria maneira de ver aquela realidade, a pesquisa foi estruturada na dimensão da Cultura. Utilizando músicas como objeto central para análise, procurei mostrar a possibilidade de utilizá-las como um rico e importante documento histórico para releitura de dimensões da realidade social. A partir do estudo do conjunto das músicas de Chico Buarque, busquei recuperar dimensões de problemáticas vividas, críticas, emoções, sentimentos, desejos, aspirações cantados e compartilhados pelo que poderíamos chamar de “geração dos anos 1960-70” da qual o compositor e cantor Chico Buarque também faz parte.

Fontes:
Mais de 100 canções de Chico Buarque foram utilizadas pela autora.

Entrevistas:
• Concedida ao Jornal Folha de São Paulo, Folhetim, 1/5/1977.
• Concedida ao Jornal Folha de São Paulo, Folhetim, 3/3/1977.
• Concedida ao Jornal Folha de São Paulo, Folhetim, 13/3/1977.
• Concedida a Paulo de Tarso, Folha de São Paulo, Ilustrada, 20/5/1977.
• Concedida ao Jornal Folha de São Paulo, 21/7/1978.
• Concedida por Chico Buarque e Ruy Guerra, editada pelo DCE-PUC/RJ, 1973.
• Concedida à revista Veja, 20/10/1976.
• Concedida ao jornal Porandubas, PUC/SP, ano IV, 1980.
• Concedida à revista Veja, 15/9/1971.
• Concedida ao jornal Canja, quinzenal de música, ano I, n 15, Out. de 1980.

Bibliografia específica:
BENJAMIN, Walter. O narrador – considerações gerais sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. Vol. 1, Brasiliense, s/d.
BUARQUE, Chico e GUERRA, Ruy. Calabar: o elogio da traição. RJ, Civilização Brasileira, 1985.
BUARQUE, Chico e PONTES, Paulo. Gota D’água. RJ, Civilização Brasileira, 1986.
CHAUÍ, Marilena. Conformismo e resistência – aspectos da cultura popular no Brasil. São Paulo, Brasiliense, 1986.
THOMPSON, E. P. A miséria da teoria ou um planetário de erros. RJ, Zahar, 1978.

apoios

2014 © Entre a Memória e a História da Música.