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Panamericanismo, propaganda e música erudita: Estados Unidos e Brasil (1939-1948)

Tipo de documento:
Tese de Doutorado

Autor:
Maria de Fátima Granja Tacuchian

Orientador:
Arnaldo Daraya Contier

Local:
USP - FFLCH

Data:
1998

Publicação - Livros / Artigos

Assunto:
Estudo sobre as relações musicais entre Brasil e EUA, durante a Segunda Guerra Mundial, tomando como base a música erudita.

Palavras-chave:
1939-1948; Segunda Guerra Mundial; Música erudita; Panamericanismo; Brasil - Estados Unidos.

Resumo:
A tese estuda aspectos da música brasileira no período da Segunda Guerra Mundial. Aborda-se as relações musicais que ocorreram entre Brasil e EUA e a política americana que foi implementada pelo governo F. D. Roosevelt. Foi neste período que o governo americano desenvolveu uma ideologia pan-americanista com o intuito de fortalecer a noção de “comunidade americana” e, paralelamente, reforçar o projeto hegemônico dos EUA na América. A música erudita é o campo de reflexão escolhido para se fazer estas relações entre a música produzida no Brasil, nos EUA e o projeto de hegemonia na América do governo dos EUA.

Fontes:
Periódico e anais:
•ANAIS do terceiro congresso de história nacional, v.1 Revista do IHGB, 1939.
• BARROS, Orlando de. “Um modernizador da música popular brasileira” História em debate: problemas, temas e perspectivas. Anais do XVI simpósio da ANPUH. 22-26 de Julho, 19991, SP, CNPq/Infour, p.201-6.
• CAPELATO, Maria Helena Rolim. Fascismo: "Uma idéias que circulou na América Latina”. História em debate: problemas, temas e perspectivas. Anais do XVI simpósio da ANPUH. 22-26 de Julho, 19991, SP, CNPq/Infour, pp. 51-63.
• CONTIER, A. D. “Memoria, história e poder: a sacralização do nacional e do popular na música (1920-50)”. Revista Música, v2, n 1, maio de 1991, p. 5-36.
• CONTIER, Arnaldo Daraya. Música no Brasil: História e interdisciplinaridade; algumas interpretações (1926-1980). Revista História em Debate – Anais do XVI Simpósio da ANPUH – Rio de Janeiro, 22-26 de julho de 1991. Rio de Janeiro, CNPq, 1991, pp. 151-189.

Programas de Festivais e Concertos:
• A festival of Brazilian Music, the Museum of Modern Art, N.York, 16 a 20 de outubro de 1940.
• The First Inter-American Music Festival, OAS, Washington D.C., 18-20, 1958.
Musicografia:
• Copland, Aaron. Lincoln Portrait for Speeker and Orchestra. Boozey & Hawkes, 1943.
• Villa-Lobos, Heitor. Bon soir, Paris (Song score). New York, Villa-Lobos Music Co., 1948.
• Villa-Lobos, Heitor. Magdalena (Song score). New York, Villa-Lobos Music Co., 1948.

Discografia:
• Copland, Aaron. Copland. Appalachian Spring Billy the Kid (CD), Boston Symphony Orchetra. Eugen Ormandy, Aaron Copland, regents. New York, RCA Victor, 1994.
• Villa-Lobos, Heitor. Magdalena, a musical adventure (CD), Orchestra New England. Evans Harle, regente. New York, CBD, 1987.

Bibliografia específica:
ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a música brasileira. 3a ed. São Paulo, Martins, 1972.
BANDERIA, Moniz. Brasil - EUA: a rivalidade emergente (1950-88). RJ, Civilização Brasileira, 1989.
COGGIOLA, Osvaldo (org.). Segunda Guerra Mundial: um balanço histórico. SP, FFLCH-USP, 1995.
FAUSTO, Boris (org.). Brasil republicano: economia e cultura. São Paulo, DIFEL, v. 4, 1984.
LE GOFF, Jacques (org.). A história nova. São Paulo, Martins Fontes, 1990.
MARIZ, Vasco. Heitor Villa-Lobos, compositor brasileiro. 11a. Belo Horizonte, Itatiaia, 1989.
MOTA, Carlos Guilherme. A ideologia da cultura brasileira (1933-1974). São Paulo, Ática, 1978.
ORTIZ, R.. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo, Brasiliense, 1994.
TINHORÃO, José Ramos. Música popular, teatro e cinema. Rio de Janeiro, Vozes, 1972.

apoios

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